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TESTE DO MOTOPRESS:

 

 

 

Yamaha MT-07 tem baixo custo e muito benefício

 

ROBERTO BRANDÃO - Revista MOTOCICLISMO
Da Motorpress, em São Paulo (SP)
 
Divertida, rápida, amigável e atraente. Assim podemos resumir a MT-07, naked bicilíndrica da Yamaha, trazendo consigo um novo conceito para a marca nipônica. Em tempos de recessão econômica mundial, a Yamaha – assim como outras grandes fabricantes – está apostando cada vez mais em motos capazes de agradar a um maior número de consumidores, inclusive novos motociclistas, jovens e mulheres. E pelas características citadas acima a MT-07 se encaixa perfeitamente nesse perfil.
 
 
 
Ao chegar ao Brasil, a MT-07 foi posicionada no mercado de forma bem estratégica pela Yamaha, com seu preço sugerido ficando entre as máquinas de quatro e três cilindros até 800 cm³, e as bicilíndricas médias, de 500 a 650 cm³.  Além do preço atraente, a MT-07 agrada ao olhar. Um design arrojado, moderno e agressivo – marca registrada da família Masters of Torque da Yamaha – que segue a mesma linha de sua irmã mais velha, a MT-09.
 
 
De cara, nota-se que é uma naked pura. Nada de carenagem e tudo à mostra. Motor, quadro e todo o resto aparente. O tanque de combustível, com 14 litros, tem desenho poligonal e conta com painéis laterais de plástico, nos quais se encontram também entradas de ar e os emblemas com os três diapasões. O farol único em forma de diamante sem nenhuma carenagem, a rabeta alta e o assento bipartido finalizam o conjunto dando uma pitada a mais de esportividade ao modelo.
 
 
Nem mesmo o gigantesco suporte de placa traseiro consegue estragar a harmonia do conjunto. O acabamento é outro ponto alto, embora os comandos de punho sejam exageradamente espartanos. O painel de instrumentos é bem parecido com o de sua irmã “09”, mas foi instalado bem no centro do guidão. Totalmente digital, contempla todas as informações necessárias, além de computador de bordo com média de consumo, hodômetros totais e parciais e um bem-vindo indicador de marcha engatada. 
 
 
Dotada de um motor de dois cilindros paralelos de 689 cm³, duplo comando de válvula e arrefecimento líquido, a Yamaha entrega 74,8 cv a 9 000 giros. Mas o mais importante é sua ampla faixa de torque, que aparece já nas 2 500 rpm e atinge seu pico de 6,9 kgf.m logo na marca dos 6 500.
 
 
 
A primeira prova que tive do que isso representava fora do papel foi ao acelerar forte de segunda marcha e liberar a embreagem. O pneu dianteiro perdeu o contato com o asfalto, e a frente da moto subiu subitamente em direção a meu peito. Ciente de meu primeiro julgamento equivocado, parti para os sempre deliciosos 1 000 km de nossa avaliação.
 
 
 Linear, só no torque. Eu quero é curva - Como toda naked de média/alta cilindrada, a MT-07 consegue atingir velocidades acima da marca dos 200 km/h. Na verdade, essa Yamaha faz isso com certa facilidade e muita desenvoltura. No entanto, manter uma velocidade de cruzeiro acima dos 140 km/h por mais de algumas horas é bem cansativo devido à falta de proteção aerodinâmica. O vento encontra resistência no corpo e o empurra para trás. Isso leva o piloto a fazer mais força e às vezes até a abaixar o tronco para manter-se sobre a moto. Característica normal de qualquer naked e um dos pontos que mais atraem seus entusiastas: o piloto tem que se esforçar e ser bom de braço para levar a máquina ao limite.
 
 
 

Foi nos trechos sinuosos, com curvas atrás de curvas, que a MT-07 se mostrou extremamente divertida e bem à vontade. A subida da serra de Taubaté é sempre uma diversão à parte. Principalmente quando não se encontra tráfego ou neblina à sua frente e se está ao comando de uma máquina tão boa de curvas quanto a MT-07. O chassi construído com diversos tipos de aço de alta resistência, ajudando a MT-07 a chegar aos 182 kg em ordem de marcha na versão com ABS. Sua ótima geometria e distribuição de peso ajudam a explicar o impecável desempenho nas curvas.

A MT-07 não conta com nenhum auxílio eletrônico de pilotagem (a não ser o ABS opcional) e nem precisa. A resposta perfeita do acelerador torna as saídas de curvas totalmente controláveis. Cabe ao piloto dosar da maneira como lhe convém. Os mais experientes e abusados conseguem sair das curvas acelerando forte, e aos mais contidos basta dosar a mão, que não precisam se preocupar em entregar mais força que o necessário.

 

Conforto de ponta a ponta - Ao olhar o assento bipartido, imaginei que os longos 1 000 km do Superteste seriam muito mais ardorosos que realmente foram. O banco em formato triangular e de pouca camada de espuma parecia que me deixaria na mão, mas pelo contrário, mostrou-se bem confortável e macio. Mesmo ao chegar a São Paulo numa sexta-feira em horário de pico (e com saída para o feriado de Tiradentes) após rodar centenas de quilômetros em apenas dois dias, o corpo não reclamava demais. Apenas o normal.

 

De certa forma a Yamaha MT-07 consegue unir o perfil racional e amigável das máquinas japonesas com a emoção de pilotagem das motos europeias. E por isso promete acirrar ainda mais a disputa pela liderança da categoria. Uma moto bem acabada, bonita, forte e acessível. Uma receita de sucesso, capaz de agradar a muitos paladares e a qual você, sem dúvida, deveria experimentar.


Veja a materia original no site:
http://www.motorpress.com.br/moto/testes/testes-testes/yamaha-mt-07-tem-baixo-custo-e-muito-beneficio

 

Motor

Tipo DOHC, 8 Válvulas / Refrigeração Líquida / 4 Tempos
Quantidade de cilindros 2
Cilindrada real 689
Potência HP 74,8 / 9000 rpm
Torque máximo 6,9 / 6.500 rpm

Chassi

Tipo de chassi Aço tubular
Suspensão dianteira / curso 130 mm
Suspensão traseira / curso monocross de 55 mm

Dimensões

Comprimento x Largura x Altura 2.085 / / 805
Capacidade do tanque 14 Litros
Peso kg 179 / 182 (ABS)
Pneu dianteiro Bridgestone 120 / 70 ZR 17 M/C (58W)
Pneu traseiro Bridgestone 180 / 55 ZR 17 M/C (73W)

Geral

Transmissão 6 Velocidades
Freio dianteiro - tipo 282 mm
Freio traseiro - tipo 245 mm
Cores Branca, Cinza, vermelha
Painel de instrumentos LCD fácil leitura; Indicador de marchas; Nível de Combustível; Função ECO; Conta giros em barras; Indicador de Consumo médio e instantâneo de combustível.
Característica 1 Motor com tecnilogia Crossplane, confere uma forte sensação de aceleração e um excelente torque.
Característica 2 Suspensão traseira monocross em alumínio com link, amortecedor horizontal, com 9 posições de ajuste. Braço oscilante mais curto de 530mm para uma pilotagem mais confortável.
Característica 3 Design ergonômico, esportivo e funcional; Lanterna em led; Escapamento compacto 2 x1 em aço inox.
Característica 4 Oferece ao piloto excelente combinação entre torque, leveza, agilidade e design inovador.

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